Tipos de Telhados

O que é mais barato para telhado: estrutura metálica ou madeira?

As estruturas metálicas são, sim, muito mais baratas que outras mais tradicionais no mercado atualmente, além de apresentarem maior custo e benefício.

Por exemplo, para que a madeira utilizada na estrutura de cobertura tenha maior durabilidade e seja ideal para o uso, ela precisa ser configurada como madeira de lei e também precisa passar por tratamentos químicos para que se tenha maior resistência e proteção contra as adversidades, além disso, leva um tempo e mão de obra maior para ser instalada.

Sendo assim, a madeira se torna mais cara que uma estrutura em aço, ao necessitar de maior trabalho para ser utilizada em obras. Nas estruturas de cobertura metálica são usados materiais industrializados que já vem prontos da fábrica, logo, não há desperdícios de materiais gerando mais economia.

Outro fator que mostra seu ótimo custo-benefício da estrutura metálica no método construtivo Steel Framing, é que estruturas do tipo são extremamente eficientes, pois sua produtividade de execução quando comparada aos sistemas de madeira e sistemas metálicos soldados.

Madeiramento para telhado:

as 5 melhores madeiras

Confira a seleção de ofertas do dia. Todos os dias apresentamos ofertas de produtos para telhados, com o melhor custo de cada plataforma.

1 – Garapeira

Também conhecida como garapa, a madeira garapeira é uma escolha comum em madeiramento para telhado. Apesar de ser uma madeira pesada, mas fácil de ser trabalhada, o que facilita na hora de seu uso. Ela pode ser esculpida, talhada, cortada e colada com muita facilidade, sendo também uma ótima opção para estruturas aparentes, como pergolados, quiosques ou coberturas de varanda!

Possui alta resistência a cupins de madeira seca e resistência moderada a fungos apodrecedores. Mas se for tratada antes (envernizada ou encerada) e se receber a manutenção corretamente, é uma madeira que durará por muitos e muitos anos!

2 – Cambará

Assim, como a garapeira, a madeira cambará também é um opção popular na hora de escolher uma madeira para telhado. Isso porque ela é uma madeira bem resistente à água, o que faz ser uma ótima escolha para telhados. Ela também suporta bastante peso e é resistente a cupins e besouros.

3 – Eucalipto Tratado

Considerada uma madeira sustentável, o eucalipto tratado também é uma boa escolha em madeiramento para telhado. A madeira de eucalipto comum é tratada em sistema de auto-clave, recebendo um banho com substâncias químicas que imunizam a madeira, tornando o material muito mais resistente a cupins, fungos e umidade!

O custo-benefício é um dos principais motivos que levam essa madeira a ser usada em telhados, pois é uma opção mais barata.

4 – Angelim Pedra

A madeira de angelim é uma madeira leve, mas muito resistente a fungos apodrecedores (principalmente aos cupins-de-madeira-seca), possui bom acabamento e alta durabilidade! Por ser leve e resistente, é bastante utilizada em portas, janelas e assoalhos, mas também tem bom uso em madeiramento para telhado.

Ela pode ser talhada com belos desenhos, agregando um incrível apelo visual na estrutura do telhado. Além disso, essa madeira é muito fácil de ser reparada, gerando poucos custos caso o conserto dê errado.

5 – Sucupira

Essa madeira nobre, além de ter um visual impressionante, é muito forte e, por isso, bastante utilizada nas partes estruturais de construções. Ela é fácil de ser trabalhada e possui alta resistência contra pragas.